segunda-feira, 25 de maio de 2009

Para Onde Vai a Audiência na TV?

(Síntese de artigo retirado da revista Meio & Mensagem)

Mesmo com a explosão da internet que amplia a oferta de conteúdos de vídeos e o crescente número de acessos, a televisão segue firme no topo do ranking de mídia eletrônica. O efeito se deve ao novo perfil que as pessoas estão adotando, o perfil multitarefa, ou seja, cada vez mais as pessoas fazem tudo ao mesmo tempo. O número de horas diárias dedicadas à televisão no Brasil aumentou cerca de 1 hora, colocando o país entre um dos que mais assiste à TV no mundo. Porém, o fenômeno da multitarefa não se restringe ao Brasil. Países como os Estados Unidos e Reino Unido também vivem essa realidade.


Capítulos de novelas como "Caras & Bocas" estão disponíveis
no Youtube (clique sobre a imagem para abrir o vídeo)
Mesmo sendo o veículo mais forte, há a preocupação da televisão quanto à internet e os vídeos que são postados na web de forma ilegal. O crescimento da internet é exponencial no Brasil, e sua penetração domiciliar praticamente dobrou entre os períodos de 2004 a 2008. O Ibope indica que 49% da população brasileira já acessa a rede, ainda que de vez em quando. Os dados mais recentes, do mês de março, indicam um recorde dos brasileiros diante do computador no mês - o tempo de navegação média mensal em março foi de 26h15, o que dá ao país a liderança em tempo de navegação entre os países pesquisados.
Frente a esses dados, que podem parecer conflitantes, nota-se que as pessoas estão dividindo o seu tempo com a internet, sem o abandono da TV. Um estudo recente da Deloitte (onde o Brasil contribuiu com mil pessoas - das totais 9 mil) aponta que a TV é vista como a mídia mais influente; no entanto, 63% dos entrevistados têm o hábito de fazer outras atividades ao mesmo tempo que estão de frente à suas respectivas TVs. Destes, 44% navegam em sites enquanto assistem TV, e 38% lêem, escrevem e mandam e-mails. Falar com outras pessoas pelo celular (33%) ou pelo fixo (30%) também é um hábito comum quando se está vendo TV.
Podemos concluir assim que cada vez mais as pessoas estão consumindo mais informação em relação ao tempo disponível, ocasionando uma sobreposição de audiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário