sexta-feira, 18 de novembro de 2011

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Marketing de Guerrilha - Cases interessantes

O mercado consumidor em todo o mundo tem se tornado cada vez mais exigente em relação aos produtos que consome e às formas com que as marcas apresentam tais produtos. Observando esses novos aspectos, muitas empresas têm investido em ações de comunicação e marketing integrados que levem a um direcionamento diferenciado das informações para, dessa maneira, chamar a atenção dos consumidores. Uma destas ações é o Marketing de Guerrilha ou No Midia. Esta nova ação inclui intervenções urbanas que atraem a atenção e a curiosidade do consumidor para a marca.

Confira alguns cases interessantes de algumas empresas no exterior:

1) QR Code Activating Virtual Stores - Coréia do Sul

Uma rede de loja de supermercado Tesco, na Coréia do Sul, investiu em uma estratégia de marketing ousada. A Tesco tinha como missão se tornar a número 1 no mercado coreano, sem aumentar o numero de lojas . Tendo em vista que os coreanos tem uma vida muito agitada e não muito tempo livre, a empresa teve a idéia de fazer com que a loja fosse até as pessoas. Foram instaladas lojas virtuais em metros da cidade, onde as pessoas poderiam escolher seus produtos e adicioná-los em seus carrinhos de compra virtual. As compras eram feitas com o leitor de QR Code e os itens eram entregues a porta da casa das pessoas. Esta ação teve resultados tremendos, com 10.287 consumidores que visitaram a loja e a adesão a marca aumentou 76% e as vendas on-line em 130%.




2) Yahoo!'s Purple People Greeter

Caixas de correio roxas Yahoo foram dispostas em alguns postos da cidade de Chicago e Nova York. As caixas tinham personalidade própria e conversavam com as pessoas que passavam na rua, além de dar presentes para algumas.
A ação teve grande sucesso e o primeiro vídeo da promoção atingiu 15.000 vistas no primeiro final de semana on line.


3) Ação Sustentável da Volkswagem

Uma ação encomendada pela Volkswagen transformou o cotidiano das pessoas que passavam pela estação de Estocolmo. Para incentivar as pessoas a obterem hábitos de vida mais saudáveis, uma equipe de designers e engenheiros bancados pela Volkswagen buscaram fazer com que as pessoas usem mais a escada convencional do que a escada rolante.

O incentivo veio através da música. A equipe transformou uma escadaria convencional em um gigantesco piano. O resultado foi que 66% do trânsito normal de pessoas do dia usaram a escada convencional para subir de um nível a outro.





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