Mais uma vez o Natal está aí! Data tão esperada por muitas pessoas do mundo inteiro. Época de reunir a família e amigos, de enfeitar casas, shoppings e lojas. De montar árvores de natal, de presentear pessoas queridas, de tirar amigo secreto, de provar comidas deliciosas e doces tentadores. São poucos os que não ficam encantados pela magia do natal.
Cada país festeja o Natal seguindo suas tradições, respeitando suas leis e costumes. Saiba mais sobre as particularidades das comemorações natalinas em alguns países:
Estados Unidos
A comemoração do Natal nos Estados Unidos é muito similar ao do Brasil. Nas vésperas de Natal milhões de pessoas percorrem as lojas em busca de presentes para família e amigos. Tem por costume enfeitar a casa, lojas e shoppings com muito brilho e cor, com lâmpadas, bonecos de neve, guirlanda, e pinheirinho recheado de enfeites. No dia 24 de dezembro família, amigos e vizinhos se reúnem para cantar canções de natal, mostrando assim, o espírito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25, abrem os presentes e almoçam reunidos. O prato típico americano é o peru recreado acompanhado com frutas tropicais.
Itália
A entrega dos presentes de natal começam no dia 6 de janeiro, em lembrança a vista dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befona que traz presentes para os bons meninos e castiga os maus. Reza a lenda que os Reis Magos quando peregrinavam a Belém, pediram abrigo e alimento a velha senhora, e esta negou ajuda. Após se arrependeu e até hoje Befona vaga ao mundo a procura do menino Jesus em várias formas: fada, rainha, velha ou bruxa.
Polônia
Os poloneses comemoram o natal quando a primeira estrela surge no horizonte na noite do dia 25 de dezembro, quando então é servida a refeição.
Como não comem carne nesta noite, sua cheia é repleta de paplotélis ou oblátik, uma espécie de hóstia ou pão ázimo.
Na Alemanha, é costume, quatro domingos antes do dia 15, montar a Coroa do Advento, guirlanda de galhos verdes com quatro velas. Então, a cada domingo, uma vela é acesa pela família, nas residências. Os enfeites variam de região, podendo ser estrelas de palha ou bonequinhos de madeira.
Belém
Na cidade onde Jesus nasceu, o natal é comemorado com peregrinos que se ajoelham na cripta da capela com franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, este é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e é apenas montado na noite do dia 24 de dezembro. No final da missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: pão preto e vinho.
México
No México, a partir do dia 16 de dezembro realizam-se procissões todas as noites. Brinca-se também com lã piñata – recipiente que recebe decoração de pássaro, avião ou boneca, contendo doces que fica pendurado no galho de uma arvore.
China
Casas são enfeitas com lanternas e arvores de natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel.
Índia
Num país majoritariamente hinduísta e muçulmano, apenas 2% de 1 bilhão de habitantes comemoram as datas cristãs. Os poucos cristãos que vivem em Nova Deli costumam acender velas na Catedral do Sagrado Coração na véspera do Natal.
Por não existirem pinheiros, os indianos utilizam as mangueiras e bananeiras que são decoradas durante o Natal. Os indianos usam as folhas destas árvores para decorar suas casas, além de lamparinas de óleo nas beiradas dos telhados, folhas de plantas tropicais e nas igrejas, velas (flor).
Irã
O país, predominantemente muçulmano, que fazia parte da Pérsia no passado, teria sido o lar dos três reis magos. Do dia 1º de dezembro até o dia 25 as pessoas devem jejuar. A comemoração é chamada de “pequena festa”. No último dia um jantar simples é realizado para a família. O prato tradicional é a Harasa, uma espécie de ensopado de galinha. As pessoas não costumam trocar presentes, mas as crianças ganham roupas novas e fazem questão de estreá-las no dia da festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário