quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Curiosidades Festa da Uva - Ano 1972 - um marco para a tevê brasileira

A 12ª Festa da Uva, em 1972, se tornou um marco na história da televisão brasileira. No dia 19 de fevereiro daquele ano, a cerimônia de abertura do grande evento caxiense teve transmissão direta em cores.

Pela primeira vez no Brasil, os poucos privilegiados que já possuíam receptores adequados puderem ver as cores das uvas, dos trajes típicos e dos carros alegóricos que desfilaram durante a tarde pelo centro de Caxias do Sul.

Vídeo Festa da Uva 1972


Depois de quase dois anos de preparativos, o início da Festa da Uva foi o primeiro teste oficial da transmissão em cores, via Embratel, para todo o país. A geração das novas imagens coloridas ficou a cargo da TV Difusora, com a colaboração do caminhão de externas e da equipe técnica da TV Rio, além do apoio das demais emissoras do Estado - TV Gaúcha e TV Caxias, do grupo RBS, e TV Piratini, dos Diários Associados. O presidente Emílio Garrastazu Médici e o ministro das Comunicações, o caxiense Hygino Corsetti, foram os convidados de honra do começo das transmissões coloridas das tevês brasileiras. Num monitor instalado no palanque oficial, as autoridades podiam conferir as imagens que reproduziam todas as cores da Serra gaúcha.

Neste ano comemoramos os 40 anos da primeira transmissão a cores no país. Para relembrarmos e celebrarmos este feito fizemos uma seleção de propagandas de 1972 que marcaram época. Confira:

Comercial Havaianas


Comercial Nescau


Comercial Pepsi


Comercial Danoninho


Nenhum comentário:

Postar um comentário